“A vida não é justa. Se acostumar com isso.” Bill Gates

Partilhei esta citação no outro dia no Twitter, notando que ele parecia um pouco cínico para mim. Imediatamente recebi um RT de alguém que não acho que foi cínico – era a verdade. A vida não é justa. Mais pessoas de acordo – e francamente, fiquei chocado.

Um bocado mais adiado e uma pessoa respondeu usando o terremoto no Haiti como um exemplo de que a vida não é justa – e como alguém poderia pensar que era?

Acho que a vida é justa.

Antes de saltar para a suposição que eu nunca tive nada de ruim acontecer para mim tão naturalmente feira da vida – pense outra vez. Eu tinha mais do que minha parte de feiúra – doença, morte, traição e simplesmente coisas horríveis. Mas eu ainda acho que a vida é justa no equilíbrio de todas as coisas.

Mas, então, depende de como você definir ‘justo’, agora não é?

  • Se ‘justo’ significa que todo mundo fica exatamente o que querem o tempo todo – então o mundo provavelmente não é justo.
  • Ou é ‘justo’, conseguir o que quer de parte do tempo – com alguns momentos difíceis, lançados como equilíbrio razoável?
  • Justo aplicar como um equilíbrio entre a população ou é apenas sobre nossa própria experiência pessoal de equidade?
  • Que se algo que você acha que é justo é realmente percebida como injusta por outra pessoa? O que é justo então?

Então, quando é vida ‘justa’?

Vida certamente parecia justa quando estávamos em um rolo.

Pense sobre a vida durante os anos do crescimento. Dinheiro estava fluindo, todo mundo estava curtindo a cabeça grande e vida foi considerada justo pela maioria. No Vale do silício, a vida era realmente justa. Nós compramos casas, usando as opções que não colete para seis ou mais anos. Sabíamos que a vida era justa e seriam recompensados como todo mundo no vale. (Eu gostaria de observar: que tendência de comprar a casa popular não era exatamente uma maneira sensata ou segura para assumir dívida grande.)

Hoje, a vida não é vista como justo no vale. As casas estão indo para o encerramento, os salários de dólar grande para gente com experiência mínima desapareceram. Você pode ouvir os protestos ao redor que a vida não é justa!

Eu não estou dizendo que as vezes agora não são difíceis para um monte de gente. Eu sei que eles são. Mas – é o que ‘injusta’ ou simplesmente um saldo a mais top ‘justiça’ aproveitamos há cinco anos?

E quanto a responsabilidade humana para a justiça?

Acredito também que os atos da humanidade influenciam nossa energia coletiva – e a justeza das nossas vidas. Wall Street foi um grande exemplo disso. Os líderes fizeram coisas que eram além de injusto – e suas ações trouxe um impacto de ampla divulgação e injusto, a nossa economia. Isso significa que a vida não é justa? Parece-me que um seleto poucos trouxeram essa injustiça em todos nós.

Amanhã eu vou compartilhar minhas próprias crenças pessoais sobre a justiça – e nosso poder de criar nossas vidas.

Entretanto, o que você acha sobre a vida e a justiça? Eu quero saber – porque eu só tenho a minha própria resposta – e gostaria muito de ouvir o seu!

0
0